sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Minha Graça Te Basta

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Coríntios 12:7-9
 
Quantos alguma vez na vida já não rogaram pela remoção de uma situação (cotidiana, física, emocional ou espiritual) por não se achar suficientemente capazes para suportá-la? Ou por alegar que justamente por essa situação não conseguiam se desenvolver espiritual, profissional ou emocionalmente? Creio que todos nós possuímos “espinhos na carne” que nos fazem pensar se é realmente necessário passarmos por tal problema. Clamamos: “ó Deus, por que devo passar por isso? Sem essa doença seria muito mais fácil adorar-Te” ou “Senhor, com essa promoção teria mais tempo para me dedicar mais a Ti e a minha família”. Porém, tudo que Deus nos diz é: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9).

Por mais difícil que possa parecer passar pelas dificuldades que nos aparecem diariamente, o conforto vindo de Deus no verso acima remove qualquer possível obstáculo posto por Satanás. Como disse certa vez a minha amada: “O sonho de todo o ser humano que enfrenta lutas e aflições é ouvir a voz do Senhor dizendo: a minha graça te basta!”. Todos precisam da graça de Cristo, sem exceção. A aflição pelos problemas aparentemente sem solução somente recebe alívio quando nos lembramos de que um dia Jesus nos disse para não temermos, pois a Tua graça - e ela somente - nos livraria de todo tipo de opressão.

Não sabemos ao certo qual era o “espinho na carne” de Paulo ao escrever os versos a que me refiro hoje. Ellen White comenta: “Paulo tinha uma aflição corporal, sua visão não era boa. Ele pensou que através de sincera oração a dificuldade pudesse ser removida. Mas o Senhor tinha Seu propósito e disse para ele: ‘Não me fale mais sobre esse assunto. Minha graça é suficiente. Ela o capacitará para enfrentar a enfermidade’” (Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 6, p. 1107).” Independente do tipo de problema a que Paulo se referia, o importante aqui é notar que Deus pode capacitar-nos, apesar das nossas dificuldades. Paulo achava que ao melhorar do seu problema poderia ajudar mais a pregar o evangelho, nada diz o contrário, porém Deus tinha outro propósito para ele, e coisa alguma pode interferir nos propósitos de Deus!

Por maior que fosse o seu clamor, Paulo ouviu somente a voz de um Pai amoroso que, sabendo do desconforto e aflição de Seu filho, simplesmente lhe conforta dizendo: “A minha graça te basta”. Que declaração preciosa de Deus! Que promessa maravilhosa, que ao mesmo tempo em que nos livra da aflição dos problemas, nos capacita a confiar em Cristo diariamente, e sem medidas. E para quem ainda desconfia dessa promessa, leia e estude a história de Paulo. Mesmo com tamanho “espinho na carne” lhe fazendo clamar por libertação, Paulo foi um dos maiores profetas de Deus, um homem segundo os seus desígnios, que não media esforços para propagar a Palavra de Salvação que hora lhe havia tirado do mundo frio do pecado.

Assim como para Paulo, Deus também tem um propósito para a Tua vida. Não importa o problema por que passas, Deus é maior (Salmos 135:5), não importa a aflição que lhe tira noites de sono, confie em Deus e durma tranquilamente, abraçado pelo Pai de amor. Lembre-se de uma coisa: nada pode barrar os planos de Deus para a sua vida, somente você! Portanto, aceite e confie em Cristo, deixe-O guiar a tua vida e mostrar-lhe que, apesar de todos os problemas do mundo, você pode descansar e confiar, pois Ele lhe ampara (Salmos 119:117; Salmos 63:8) e sempre lhe amparará (Salmos 145:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.