quinta-feira, 30 de junho de 2011

Louvor na Aflição

Fácil dizer, difícil praticar. Essa é a objeção mais comum quando ouvimos nossos irmãos cristãos dizendo: “Louve a Deus até mesmo nos momentos de aflição”. Mas, talvez não seja tão difícil assim, se olharmos um pouco uma história que a Bíblia nos mostra.

 Três nações se preparavam para atacar Israel. Foram enviados alguns homens para avisar ao rei Jeosafá sobre essa ameaça iminente, e a atitude do rei [e de toda população] foi: buscar ao Senhor, imediatamente (2 Crônicas 20:3,4). Louvaram ao Senhor, através da oração, e pediram a Ele que mostrasse o Seu cuidado para com Seus filhos, que tão miraculosamente havia guiado em todos os momentos até aquela hora. A resposta de Deus, através do profeta Jaaziel, foi: “Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco.” (verso 17). O que eu quero destacar, porém, com toda essa história, é o que foi feito, por pedido de Deus, pelo povo de Judá durante a guerra. Está no verso 21: “Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” 

Agora, você pode dizer: “mas eles louvaram porque Deus os havia pedido para fazerem tal”. Eu discordo, uma vez que a escolha por obedecer à ordem de Deus estava nas mãos do povo. Eles poderiam ter acreditado que cantar em frente a um exército era assinar sua própria certidão de óbito. Porém, não o fizeram, acreditaram em Deus, e no momento mais importante da guerra, louvaram ao Teu nome, e exaltaram o Rei dos reis, aceitando que a vitória não era deles, mas unicamente de Deus, para honra e glória do Teu nome. 

Louvar a Deus nos momentos mais difíceis das nossas vidas pode parecer difícil, podemos alegar a falta de tempo, ou mesmo que o nosso problema é tão grande que devemos resolvê-lo o mais rápido possível, para que não fique pior, ao passo que a primeira coisa a fazer deveria ser ajoelhar-se perante o nosso Pai de amor. Antes de nos desesperarmos por qualquer problema que seja, deveríamos primeiramente nos lembrar de agradecer as bênçãos que Cristo tem derramado tão misericordiosamente sobre nós, e perceber que, se no passado nosso Salvador estava conosco, assim será no futuro, como Ele mesmo prometeu: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28). 

Deus está ansioso por lhe ajudar, está ansioso por lhe tirar das costas o peso dos problemas que o mundo traz, todos os dias. Prostre-se de joelhos perante o Pai e peça com coração humilde. Lembre-se e agradeça sempre pelas bênçãos recebidas, a qualquer hora e em todo lugar. E não tenha medo dos teus problemas, alegre-se em Cristo, pois o futuro [e a solução de todos os problemas] a Ele pertence (Tiago 4:13-17). Que maior segurança poderíamos ter?

Que Deus nos abençoe, e que sempre louvemos o Teu nome, por tudo que tem feito por nós, a todo tempo, e em qualquer lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.