quarta-feira, 20 de abril de 2011

Viver o que Falamos

“Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” (1 Coríntios 9:24-27).

Anos de preparação, treinamentos rígidos e prolongados, diariamente e, acima de tudo, disciplinadamente. Assim é a vida de todo atleta que deseja ganhar troféus e medalhas. Superar seus próprios limites é o combustível que o mantém ativo, enquanto receber reconhecimento pelo seu esforço é o oásis que almeja alcançar. Não importa qual a modalidade, todos têm um único objetivo: chegar ao topo.

Quando Paulo escreveu os versos acima quis nos ensinar uma grande lição: busque a coroa incorruptível, viva para conseguir a glória máxima que somente vem de Deus, não se esforce por glória terrena. Ele não nos diz para não correr atrás de coisas aqui deste mundo, porém nos exorta a colocar foco no divino, nos chama a atenção para que não troquemos a coroa incorruptível que Deus tem preparado para nós pelas várias coroas corruptíveis e passageiras desse mundo. Por exemplo, ao invés de se dedicar 100% para conseguir uma promoção no trabalho, esquecendo de Deus, faça o seu melhor, e dedique a Deus ao menos um pouco das 24 horas que Ele lhe oferece [gratuitamente] todos os dias - isso é buscar a coroa eterna. 

Já trabalho há quase 3 anos, e nesse período já vi algumas pessoas, poucas felizmente, que para conseguir vantagem no trabalho fazem qualquer coisa, sem medir esforços, ansiosos por ostentar uma das esperadas coroas humanas, enquanto a coroa divina fica cada vez mais distante da sua fronte. Não é esse o plano de Deus para a nossa vida, Ele nos chama a confiar Nele, e o resto Ele fará (Salmos 37:5) – isso somente nos deveria dar ânimo para viver confiante em Cristo.

Talvez o ponto principal desse texto de Paulo, para mim, seja o final: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. (verso 27). De nada adianta dizermos aos outros para buscar a coroa eterna se assim não o fazemos. O reflexo das suas ações tem de ser as palavras que você diz. E, por mais que às vezes seja natural viver diferente do que pregamos, por ser mais simples ou cômodo, podemos ver [e tirar como grande exemplo] o desespero de Paulo ao simplesmente pensar viver diferente do que prega. Se o mundo te assusta e te reprimi quanto a viver conforme o que Deus quer para você, não desanime, Deus tem um consolo para você: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).

Aceite a Cristo, e receba do próprio Jesus a coroa eterna como recompensa pelo esforço de viver conforme os Seus mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.