domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pequenos Grandes Detalhes


O quê seria do mundo sem detalhes? Provavelmente, um caos. Ainda que apenas coisas grandiosas e atos memoráveis apareçam em revistas, jornais e televisão, ainda assim, não fossem os pequenos detalhes e nada disso seria uma realidade. Detalhes podem parecer pequenos – eles realmente são – e às vezes insignificantes – mais uma vez, alguns o são -, ainda assim, a vida é feita dessas pequenas atitudes, em qualquer aspecto que imaginarmos. Vamos a alguns exemplos.

Profissionalmente falando, dizer bom dia no seu ambiente de trabalho pode parecer pequeno, uma vez que talvez a maioria não o faça. Porém, não se engane, o bom dia faz toda a diferença. E eu não digo aqui sobre o bom dia apenas para o seu chefe (isso tem outro nome!), eu digo para todos, mesmo que o seu chefe não esteja presente, isso gera um ambiente agradável, aidna que tenso pelas tarefas do dia.

Emocionalmente falando, para ajudar um amigo não há necessidade de filosofias e frases prontas – textos prontos da internet mais pioram do que ajudam, pois não vieram de você! –, muita vezes o silêncio é o maior sermão. Seu amigo não precisa de grandes atos, ele precisa de um amigo, ás vezes para escutá-lo, às vezes para corrigi-lo, mas nunca para somar problemas aos que ele já tem. Ao invés de dizer “isso acontece com todo mundo”, digo algo como “vamos tomar um sorvete?” Ou simplesmente não diga nada, qualquer coisa é melhor do que um “apoio negativo”.

Relacionamentos. Este talvez seja o melhor lugar do mundo para prestar atenção nos detalhes. Não deixe de abrir a porta do carro, da casa – de qualquer lugar que tenha porta – para a sua amada somente porque você casou-se com ela. Não faça algo durante o namoro que você não tenha a intenção de fazer no casamento. Elogie a sua esposa/namorada, não por obrigação, mas sempre que achar que ela está linda – mesmo que ela tenha acabado de acordar. Seja gentil caso ela demorar ao escolher uma roupa – a demora é justamente para ficar linda para você!

São através de pequenos detalhes que separamos homens de meninos. Valorize cada pessoa ao seu redor. O que seria do Presidente de uma multinacional se não fosse os encarregados da limpeza deixando a sua mesa sempre organizada? Ou a sua secretária organizando os seus compromissos? Como poderia ser a sua casa se marido e mulher ajudassem nos afazeres domésticos? Talvez sobrasse mais tempo para o lazer e, com certeza, aliviaria quem você tanto ama com alguns deveres a menos.

O meu namoro, por exemplo, é tão cheio de detalhes que fico fascinado. Sabe, mulher é muito mais do que beijos e abraços, é compreensão. Não amo a Sara porque ela me beija, ou porque o seu abraço me faz andar nas nuvens. A amo porque a sua conversa é mais apaixonante que qualquer beijo de novela. A amo porque caminhar de mãos dadas com ela me faz mais feliz do que qualquer outra coisa. Pequenas atitudes, grandes recompensas – para ela e, conseqüentemente, para mim.

Talvez o grande detalhe a que devemos nos atentar diga respeito a nossa vida espiritual. Ela é como um espelho, que reflete na nossa vida terrena o que somos na vida com Jesus. Com licença, por favor, obrigado, palavras simples, mas que às vezes parecem pesadas. Parece mais fácil dizer “Valeu” do que obrigado não é? – caso tenha brotado essa pergunta na sua mente: Sim, há diferença! A vida não se compõe de grandes sacrifícios e maravilhosas realizações, mas de pequenas coisas. Bondade, amor e cortesia são as características do cristão” (Ellen G. White, Este Dia com Deus [MM 1980], p. 142).”

Quando uma grande benção ocorre na sua vida e alguém pede a razão da esperança e felicidade que há em você (1 Pedro 3:15), como você responde? Glória a Deus Todo-Poderoso ou “acho que eles gostaram de mim”? Pense nisso, a vida é feita de pequenos detalhes¸ e é através deles que Deus faz grandes maravilhas. Que Deus nos abençoe e nos dê a percepção para notar as pequenas grandes coisas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.